Vídeo (Objeto multimídia)
SOBRE A ESGRIMA

(Olimpíadas/Pan) - Esgrima

Jogos Olímpicos

Itália e França, são os países com maior número de medalhas na modalidade.

Em Olimpíadas, o Brasil nunca conquistou medalhas em oito participações (1936, 1960, 1968, 1988, 1992, 2000, 2004 e 2008).

Em Pequim, João Souza (bronze no Pan do Rio em 2007), foi o único representante brasileiro na modalidade florete, ele foi derrotado pelo Japonês Yuki Ota por 15x4, na 1ª classificatória e terminou sua participação em 23º na sua primeira Olimpíadas, na seqüência, o Japonês conquistou a medalha de prata na categoria. O sabrista Renzo Agresta(melhor esgrimista brasileiro da atualidade), que treina na Itália, venceu a 1ª classificatória por 15x10 sobre o Egípcio Samir Mahmoud e foi derrotado na seqüência pelo Italiano Luigi Tarantino (2º do ranking na época), por 15x8.


Jogos Pan-Americanos

Na primeira edição dos Jogos em Buenos Aires(1951), o "sabrista" Estevão Molnar, conquista a medalha de bronze no individual e por equipe junto com Frederico Taveira, Hugler Matt e Virgílio Damazio de Sá.

Em São Paulo(1963) competindo em casa, a equipe brasileira de espadas formada com Arthur Cramer, Carlos Couto, José Maria Pereira e Aloysio Borges, garantiram a medalha de prata.

Em Winnipeg(1967), Arthur Cramer levou o ouro no individual(único ouro na história da esgrima nacional) e a equipe com Arthur Cramer, Carlos Couto, José Maria Pereira e Dario Amaral, conquistaram a medalha de prata, ambas na modalidade espada.

Em Cáli na Colômbia(1971), novamente a equipe brasileira de espadas trouxeram a prata, desta vez Marcos Borges formou a equipe na vaga de Carlos Couto.

Na Cidade do México em 1975, a equipe de espadas formada por Arthur Cramer, Francisco Buonafina, Frederico Alencar e Ronaldo Schwantes, ficaram com a medalha de bronze.

Na última edição dos Jogos disputados no Rio de Janeiro(2007), quebramos um "jejum" de medalhas que já durava 32 anos, ou seja, 7 edições sem subir ao pódio. Foram 3 medalhas de bronze conquistadas por Clarisse Menezes na espada, João Souza no florete e Renzo Agresta no sabre.



PESQUISAR
Flèche - Material de Esgrima
Parceiros
ABE - Associação Brasileira de Esgrimistas